Benefícios

à saúde

Dos grãos amassados surge o sinônimo de saúde, sabor e respeito a natureza

O açaí é chamado de “Super Fruta” nos países ocidentais devido ao seu alto valor nutricional. É uma fruta rica em proteínas, fibras, lipídios e uma excelente fonte das vitaminas: vitaminas C, B1 e B2. O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio. O consumo regular de açaí traz inúmeros benefícios à saúde como:

Prevenção do Câncer
Açaí contêm antocianinas, um tipo de antioxidante que se crê desempenhar um papel importante na prevenção do câncer. As antocianinas estão presentes em todas as bagas (elas são responsáveis pelas ricas cores preto, vermelho e roxo de bagas) pesquisas constataram que eles podem ter um efeito preventivo e significativo sobre o câncer.

Diminui o colesterol
O fruto também é rico em ácidos graxos de cadeia média, como o ácido oléico (ômega-9) e ácido linoléico (ômega-6). Estes compostos ajudam a reduzir o nível de LDL-colesterol e criam bons níveis de HDL-colesterol no organismo. As antocianinas no açaí também podem ajudar a reduzir níveis de colesterol.

Saúde do Coração
Um estudo descobriu que o suco de açaí protege contra a arteriosclerose (endurecimento das artérias), inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias. Os benefícios de redução do colesterol mencionados acima também contribuem para o papel do açaí na manutenção de um coração saudável.

Ricos em antioxidantes
Estudos sobre o Açaí roxo foi encontrados altos níveis de atividade antioxidante. Os Antioxidantes são benéficos porque lutam contra os radicais livres possuindo uma ação antienvelhecimento. Com isso há grandes baixas nas quantidades associadas com as taxas de câncer, doença cardíaca e derrame.

Suporte do sistema imunológico
Os antioxidantes no açaí, incluindo altos níveis de vitamina c, podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico.

Anti-inflamatório
Houve alguns resultados promissores em estudos que mostram que o açaí pode ajudar com os sintomas de doenças devido à inflamação crônica, como asma e doenças autoimunes. Um estudo revelou que o açaí pode ser um inibidor natural de COX-1 e COX-2, o que significa que ele pode ajudar a inibir a dor e a inflamação, sem os efeitos colaterais da prescrição farmacológica de inibidores de COX-1 e COX-2.

Anti-envelhecimento
Os antioxidantes no Açaí podem ajudar a reduzir os efeitos do envelhecimento. Flavonóides e antocianinas protegem as células dentro do corpo e pode reduzir a degeneração das células, ajudando a manter o corpo saudável e jovem.

Perda de Peso
Não há nenhuma evidência sólida de que o açaí ajude na perda de peso, porém devido à alta concentração de fibras ele ajuda na sensação de saciedade. Além disso, outro beneficio das suas fibras dietéticas, presentes em sua polpa, é regular o intestino e ajudar na prevenção de doenças, pois as fibras ajudam na eliminação de gordura.