Valores

Nutricionais

Com grande valor nutricional, o açaí se destaca pelos seus antioxidantes.

Açaí tem altos níveis de antioxidantes, minerais e vitaminas que trazem benefícios à saúde e suas propriedades previnem doenças. Comparado a outras frutas, o açaí possui valores calóricos e gorduras maiores. 100g de açaí contém de 80 a 250 Kcal dependendo da preparação e forma de servir, já que é batido com xarope de guaraná entre outros ingredientes. Não há nenhuma evidência sólida de que o açaí ajude na perda de peso, porém devido à alta concentração de fibras ele ajuda na sensação de saciedade.

Açaí é rico em compostos polifenólicos, como antocianinas, resveratrol, cianidina-3-galactoside, ácido ferúlico, delfinidina, petunidina bem com otaninos pró-antocianidas adstringentes, como a epicatequina, ácido protocatecuico e ácido elágico. Estudos científicos demonstram que esses compostos possuem ações anti-envelhecimento,
anti-inflamatória e anti-câncer, em virtude do combate aosradicais livres que promove. Além disso, os taninos são conhecidos por ter propriedades anti-infecciosas,
anti-inflamatórias e anti-hemorrágicas. Já o ácido elágico, presente no açaí,tem propriedades anti-proliferativas, em virtude de sua capacidade de inibir diretamente o DNA de ligação de determinados agentes cancerígenos (nitrosaminas toxinas nos alimentos).

O fruto também é rico em ácidos graxos de cadeia média, como o ácido oléico (ômega-9) e ácido linoléico (ômega-6). Estes compostos ajudar a reduzir o nível de LDL-colesterol e criar bons níveis de HDL-colesterol no organismo e, assim, ajudar a prevenir doenças cardíacas. Além disso, as gorduras essenciais ajudar a prevenir a secura da pele, mantendo a humidade adequada dentro da pele.

Também possui os beneficios das fibras dietéticas, presentes em sua polpa, de regular o intestino e ajudar na prevenção de doenças, como é o caso das doenças cardiovasculares, pois as fibras ajudam na eliminação de gordura.

Além disso, o açaí contém uma boa quantidade de sais minerais como potássio, manganês, cobre, ferro e magnésio, e também vitaminas, como as do complexo B e vitaminas K. O potássio é um componente importante das celulas e fluidos corporais que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. O manganês é usado pelo corpo como um co-factor para a enzima antioxidante superóxido dismutase. Já as vitaminas citadas favorecem o metabolismo de proteinas, gorduras e carboidratos.

FONTE: http://www.nutrition-and-you.com/